O cheiro ruim ocasionado pelo esgoto do seu imovel te preocupa e vem tirando seu sono? Calma, fique tranquilo, esse é um problema comum em residências e comércios que pode ser solucionado facilmente. Mas para solucioná-lo é preciso saber a causa, você sabe por que isso acontece e por que o esgoto tem mau cheiro?
O mau cheiro normalmente sai do encanamento dos ralos de banheiros, lavanderias, cozinhas, dentre outros locais é causado por conta de instalações de esgotos inadequadas, além de resíduos descartados indevidamente nas tubulações.
Alguns componentes são essenciais e também influenciam na saída do mau cheiro do esgoto. Fique atento para que tanto na construção ou na reforma de seu imovel, tudo seja efetuado com segurança e higiene.
Agora que você já sabe porque o esgoto tem mau cheiro, evite fazer instalações irregulares no seu esgoto e descartar adequadamente resíduos como cabelos que entopem facilmente os ralos, além de objetos como cigarros, plásticos e preservativos, que impedem a passagem do esgoto, acarretando o transbordamento do esgoto e mau cheiro.Saiba mais sobre o que é preciso para cortar esse mal pela raiz!
Componentes essenciais para evitar o mau cheiro do esgoto
O órgão regulamentador das instalações de esgoto prediais, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) recomenda a instalação de alguns componentes, visando a segurança do ambiente e saúde humana. Entre os componentes, estão:
- Sifão: Esse componente deve ser instalado nos ralos de pias, tanques e onde há saída de tubos de escoamento de esgoto.
- Caixa sifonada: Essa peça coleta todas as saídas de esgoto, como ralo do chuveiro e lavatório do banheiro, direcionando para uma única saída. Juntamente com o sifão, impede que o mau cheiro saia para o interior do imovel.
- Caixa de gordura: A função desse componente é filtrar toda a gordura para evitar o entupimento da tubulação, por isso ela deve ser instalada na saída de esgoto da cozinha, onde há maior concentração de descarte de gordura.
- Tubulação de ventilação: O papel desse dispositivo é conduzir todos os gases gerados pelo esgoto para longe do seu imovel, por isso, a saída da ventilação deve ficar bem acima do telhado.
O início do esgoto
Antigamente não existia o conhecimento sobre a importância dos cuidados básicos de saneamento, tanto que as pessoas mudavam constantemente e deixavam para trás lixo por onde passavam. O descarte dos esgotos residenciais era efetuado pelos escravos de forma inadequada no mar e rio, apenas nas casas mais ricas.
No período neolítico já existia a poluição dos rios e a existência de pragas, como ratos e baratas, provenientes do acúmulo de lixo. Com isso, e somados ao próprio efeito do clima, o lixo se decompunha a céu aberto, liberando os gases naturais dos produtos.
Infelizmente, apesar do avanço do tempo e de toda tecnologia disponível, muitas cidades ainda vivem como antigamente, sem acesso ao tratamento correto do esgoto. As consequências são graves e muitas vezes irreversíveis, como são os casos de doenças causadas pela contaminação, levando inclusive à morte.
O esgoto hoje
Hoje a tecnologia favorece o tratamento dos esgotos, facilitando os processos e resultando em esgotos tratados adequadamente. Os componentes utilizados nos produtos da atualidade podem ser prejudiciais à saúde, e até mesmo a decomposição natural desses produtos acaba por liberar componentes químicos que possuem cheiro forte.
A tecnologia utilizada hoje em dia é tanta, que consegue realizar a decomposição dos produtos sem que os componentes químicos prejudiciais sejam espalhados no ar. Além disso, é possível tratar a água de esgoto e colocar em atividades de reuso, economizando água, um recurso indispensável para nossa sobrevivência e que está em constante escassez.
O acesso à informação é mais fácil, diferente de antigamente, por isso é inaceitável algumas atitudes descabidas dos cidadãos, como jogar lixo nas ruas e rios.
Práticas simples como separar o lixo orgânico do reciclável, cuidar e manter o correto funcionamento dos esgotos residenciais e comerciais influencia diretamente na saúde de toda a sociedade. Faça sua parte!
Entenda o sistema de descarte do esgoto
O esgoto é formado pelos resíduos gerados nas residências e comércios, dejetos esses, oriundos dos vasos sanitários, pias, ralos e tanques. A instalação do esgoto deve ser apropriada para evitar que o mau cheiro gerado por esses resíduos retorne para seu imovel.
Depois de passar pelas caixas de esgoto, os resíduos são despejados na rede pública de coleta de esgoto, onde é efetuada uma separação para tratamento diferenciado de acordo com o tipo de esgoto.
Depois dessa separação de esgoto doméstico, pluvial e industrial é encaminhado para uma Estação de Tratamento, onde ocorre o tratamento do esgoto para descarte de forma correta no meio ambiente ou aplicado técnicas de reuso.
Caso em seu imovel não tenha o serviço de coleta, construa uma fossa séptica que terá a mesma função, porém conte com a ajuda de um profissional para que seja adaptado dentro dos padrões de preservação da sua saúde e meio ambiente
7 dicas para evitar o mau cheiro do esgoto no seu imovel
1- Tenha o hábito de retirar a tampa do sifão de pias e tanque para fazer limpezas periódicas. Além de evitar o mau cheiro, pode evitar que haja entupimentos. | |
2- O bicarbonato de sódio é um produto muito usado em diversos fins, inclusive para auxiliar a retirar o mau cheiro do encanamento. Despeje sobre o local, dissolvido com água morna. | |
3- Soda cáustica é uma aliada para desobstruir as tubulações levando consigo o mau cheiro gerado pelo acúmulo dos resíduos. Porém é preciso cuidado ao manusear e avaliar se a tubulação está em boas condições para receber esse produto, já que é uma perigosa substância tóxica. | |
4- Escolha o ralo certo para evitar o mau cheiro. O ralo sifonado tem uma bolsinha onde coleta um pouco de água evitando que os gases com cheiro ruim retornem ao imovel. Já o ralo seco, não tem essa bolsinha, deixando o caminho livre para os gases retornarem para o imovel. Sendo assim, prefira instalar o ralo seco em chuveiros e cozinhas. | |
5- O esgoto não pode se misturar com a água pluvial para evitar transbordamento e em consequência o mau cheiro, por isso, faça ligações diferentes para essas duas situações. | |
6- O anel de vedação e ralo sifonado são peças indispensáveis na instalação do esgoto do seu banheiro. Esses componentes impedem a saída do cheiro forte de esgoto no banheiro. | |
7- Se nenhuma dessas dicas resolverem seu problema contate imediatamente um profissional para uma análise do problema. Você pode contar com o apoio da desentupidora Roto-Rooter. |
Mau cheiro e o'entupimento
Se além do mau cheiro em seu imovel você já identificou sinais de entupimento, confira medidas básicas para desentupir seu esgoto.