Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

A importancia do descarte correto do lixo domestico

imagem

Todos os dias no Brasil sao produzidos cerca de 260 mil toneladas de lixo. Mais da metade dessa quantia sao lixos produzidos em residencias, ou seja, lixo domestico. Desse total, apenas 2% sao reciclados corretamente em nosso pais. O restante e distribuido em lixoes a ceu aberto e aterros sanitarios onde na maioria das vezes, a capacidade maxima ja esta proxima do limite, ou seja, pouco se importam com a questao do descarte correto do lixo domestico.

Para deixar a situacao ainda mais preocupante, existem algumas cidades onde a coleta seletiva ainda nao e realizada e em alguns casos ela e feita, porem as empresas responsaveis armazenam e misturam os tipos de lixo no mesmo local.

imagem

Alguns ambientalistas, dizem que para conseguirmos melhorar essa situacao, e necessario seguir a teoria dos 5 Rs, que sao 5 atitudes que devemos tomar para colaborar com o meio ambiente. A teoria e fundamentada em: REEDUCAR, REPLANEJAR, REDUZIR, RECICLAR e REUTILIZAR.

  • Reeducar: E manter-se atualizado e espalhar as informacoes, conscientizando os demais sobre a importancia das questoes ambientais para todos os cidadaos.
  • Replanejar: E rever todos os nossos habitos de consumo, gastos e estilo de vida pensando na sustentabilidade.
  • Reduzir: Ao reduzir nossos gastos, estamos contribuindo diretamente com o meio ambiente. Economizando energia, agua e materia-prima, tambem estamos produzindo menos lixo.
  • Reciclar: Implantando a reciclagem em sua casa e mudando seus habitos, voce estara poupando materia-prima, energia eletrica, desflorestamentos e outras diversas acoes que sao prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, sempre opte por produtos e embalagens que sao reciclaveis.
  • Reutilizar: Desenvolvendo essa cultura, voce podera usar produtos como caixas de papelao e embalagens variadas para construir novos objetos, reutilizando-os de outra forma. Assim, voce tambem estara gerando menos lixo.

Entao como descartar o lixo de maneira correta?

imagem

O primeiro ponto fundamental e voce se preocupar em separar o lixo organico do lixo reciclavel. Informe-se em seu bairro, sobre os postos de coleta seletiva, e tambem sobre os horarios de coletas na rua de sua casa.

Se voce for levar o lixo ate o local de descarte, preste atencao nas cores que sao usadas para a separacao / identificacao.

Cada cor representa um tipo de lixo diferente. Sao elas: vermelho (plastico), azul (papel), verde (vidro) e amarelo (metal).

Podemos perceber que e de extrema importancia separar o lixo domestico reciclavel do lixo organico/ comum, e que essa simples acao, apesar de ainda ser pouco realizada no Brasil, faz uma grande diferenca no meio ambiente e e a maneira correta de descarte de lixo domestico.

Evite entupimentos em seu bairro

imagem

Lembre-se que lugar de lixo e no lixo. Nao jogue o lixo organico e ate mesmo o reciclavel nas ruas. Esta pratica evita o mau cheiro, sujeira e acumulo de bichos e insetos, que causam inumeras doencas para os moradores que estao proximos ao local.

Alem disso, exclui a possibilidade de entupimento nos bueiros das ruas, pois com a possibilidade de chuvas, e possivel que o lixo seja arrastado para o bueiro, entupindo e causando um enorme transtorno para quem mora proximo ao local.

Lembre-se que unindo a pratica da reciclagem com os outros pilares da teoria dos 5 Rs, com certeza teremos um pais melhor e com uma economia mais sustentavel que ira refletir beneficios em todos os setores.

Caso voce tenha algum problema de entupimento causado pelo descarte incorreto de residuos, conte com a Roto-Rooter!



Selecione a sua Região